A choquinha-da-várzea mede 10 cm de comprimento. Macho e fêmea apresentam barras claras nas asas, sem qualquer vestígio de áreas negras ou marrom-escuras nas mesmas.
Ocupa os estratos médios e baixo das matas de várzea e de igapó e as formações ripárias ribeirinhas em ilhas fluviais.
Ocorre em ilhas fluviais dos principais rios da Amazônia centro-ocidental.
O papagaio-da-várzea chega a medir até 35 cm de comprimento. Representante setentrional, verde de fronte e loros ferrugíneo e sangüineo-escuros, tendo atrás dos olhos um pouco de azul; baixo dorso vermelho, caráter excepcional no gênero Amazona e que atrai durante o vôo, tal mancha falta no imaturo.
Habita florestas úmidas, pântanos, inundados permanentes, florestas de galeria, até 500 m. Tem preferência pela proximidade com a água. Vivem em casais, ou também em bandos familiares. Tem como principal predador as serpentes, as aves de rapinas e felinos como jaguatiricas e jaguarundis.
Da Colômbia até o leste de Peru, nas bacias do baixo e médio Orinoco, e alta e média Amazônica.
O guarda-várzea mede cerca de 11 cm de comprimento. O macho apresenta a garganta de cor preta, a qual é branca, com apenas uma estria lateral preta, na fêmea.
É raro. Habita o sub-bosque de florestas de várzea, geralmente próximo a igarapés. Vive aos pares.
Presente localmente na Amazônia brasileira, tanto ao norte do Rio Amazonas (na região dos rios Negro e Branco) quanto ao sul, do Acre ao Rio Xingu (Pará). Encontrado também em alguns locais da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Guiana Francesa.
O pica-pau-anão-da-várzea mede 8 cm de comprimento.
Endemismo típico das matas de várzea e das ilhas fluviais do Baixo Amazonas, entre os Rios Negro e Trombetas. Pouco se sabe sobre seus hábitos e comportamentos.
Presente nos estados do Pará e Amazonas.
O macuquinho-da-várzea mede 12.5 cm e pesa cerca de 12g. Apresenta plumagem preta no dorso e cinza no ventre. O canto consiste na repetição de uma única nota por até onze minutos.
A espécie habita vegetação de planícies aluviais mais próximo ao solo, escala talos e arbustos para cima e para baixo.
Ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais(na Serra do Cipó, Serra do Caraça e Serra da Canastra).
O verdinho-da-várzea mede 11 centímetros.
Espécie muito vocal, que vive no estrato superior de matas alagadas e ribeirinhas da Amazônia. Acompanha bandos mistos.
Ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.